sexta-feira, 9 de março de 2012

Os benefícios do mountain bike para o coração



Olá pessoal!
  
     Nesta trilha da semana passada ficamos muito felizes com o retorno do Rogério aos pedais. Recentemente ele realizou uma cirurgia no coração mas já se recuperou plenamente! Abaixo segue um breve relato da experiência vivida por ele. Esperamos que ela possa servir de exemplo para não descuidarmos nunca da nossa saúde!




  "Olá Denis, conforme falamos no meu caso eu nunca tive colesterol e tão pouco diabetes, mas sou hipertenso controlado. Fazia e faço sempre acompanhamento médico desde dos 19 anos, quando tive um pico de pressão arterial elevada, a partir dai comecei a andar de bike ( speed eu era magro hahaha ), mas fiquei parado por um longo tempo e retornei a uns 5 anos atrás. Ou seja, sempre gostei de pedalar e isso me ajudou e muito! 

   Nas últimas pedalas estava me sentindo com um cansaço maior que o normal, pedi para o meu cardiologista realizar um exame mais preciso além do normal, foi a Cintilografia do Miocárdio que detectou que eu estava com um problema do lado esquerdo do coração, que não estava sendo irrigado corretamente. Em seguida fiz o cateterismo e realmente constatou que a minha artéria principal do lado esquerdo estava obstruída 95%, realizei alguns procedimentos para tirar o coagulo, mas não teve sucesso tive que operar e realizar a operação de mamaria, que é desviar a alimentação da costela para o local do coração deficiente. 

   Realmente a prática do exercício ( bike ) me ajudou e muito segundo os Cardiologista, pelo o que eu entendi deles foi que neste caso quando tem 95 % obstruída normalmente é fatal,  por algum motivo o meu organismo gerou vasos laterais para irrigar a parte do coração que estava deficiente. E, segundo eles, normalmente este problema só ocorre em pessoas com mais de 50 anos.

   Pode sim ter sido a pratica do esporte que fez com que o coração necessitasse de alimentação e o organismo gerasse estes vasos, pois quando usados a bike o coração sofre e precisa trabalhar em alta pressão. Mas tirando o fator da ajuda todos atletas, principalmente aqueles que praticam esportes apenas no fim de semana, possuem um fator de risco muito maior. Principalmente o homem, que não vai ao médico e acha que nunca tem nada, pode sofrer um infarto por não saber o que tinha.

   Como eu disse, pratico MTB a um bom tempo, não sou diabético e não tenho colesterol alto e mesmo assim tive este problema. Foi apenas com um diagnóstico precoce que consegui continuar a pedalar como eu sempre gostei"

Rogério, seja bem vindo novamente aos pedais!


Abraços,
Domingueiras Bike Campinas

2 comentários:

  1. Fala Rogério!

    Parabéns pela recuperação e legal saber que está de volta aos pedais!

    Abraços,
    Denis Rodrigues

    ResponderExcluir
  2. Bravo, Rogério!
    Prevenção é manifestação de inteligência. Benvindo aos pedais! E saúde!

    ResponderExcluir