domingo, 18 de março de 2012

Fotos da trilha pelas estações da Maria Fumaça - Campinas/SP

Fala galera,
   que tal conhecer um pouco mais da história da nossa cidade!? Foi pensando nisso que percorremos hoje a trilha das Estações da Maria Fumaça! Leiam abaixo um pouco sobre a história delas e no final acessem o link com as fotos do pedal!


Estação Anhumas
   Esta estação primitiva do século XIX localizava-se na fazenda de mesmo nome - referência a uma ave pantaneira, que entre os meses de agosto e outubro migrada para o Estado de São Paulo e norte do Paraná, fazendo pouso na fazenda. No pátio local existiam 3 linhas e um desvio para embarcar gado, por estar próximo da fazenda São Quirino, que além do café teve também o gado leiteiro na sua atividade econômica. Com a retificação de 1919 o prédio que era localizado 200 metros no atual sentido a Guanabara, foi desativado e depois demolido. No mesmo ano foi inaugurada a Estação retificada. Hoje o local é o ponto inicial de operação da Maria Fumaça de Campinas.

Estação Pedro Américo
   Seu nome é referência a um dos primeiros donos da fazende São Vicente, e a estação foi construída em frente a um talude (paredão). Continha duas linhas de carga e um desvio. Também existiam as casas do: telegrafista, do portador, do feitor e de turma da soca, caracterizando uma estação para o escoamento do Café. Originalmente a estação chamava-se Gety e ficava localizada no outro lado da colina de onde hoje é a atual Estação Pedro Américo, após a retificação o prédio ficou fora do novo traçado ocasionando seu fechamento como estação - posteriormente teve o prédio demolido. O novo prédio foi inaugurado em 12/10/1926.

Estação Tanquinho
   A Estação teve como característica ser a única a ter uma linha destinada a lavagem dos vagões que transportavam animais, duas linhas para embarque de café, além de um desvio com plataforma para embarque e desemparque de gado. O nome provavelmente é originário pelo fato de lá ter dois tanques d'água que existiam antes da ferrovia, local onde os cavalos bebiam água para descansar e seguir o "caminho do Guaiases" na primeira metade do século XIX. O prédio atual foi inaugurado na área retificada em 12/10/1926, localizado na fazenda Santa Maria, ainda é possível ver o trecho da linha anterior e resquícios da primeira estação.

Estação Desembargador Furtado
   Nome faz referência a um dos antigos proprietários da Fazenda Duas Pontes. A estação foi construída por conta das sugestões do Desembargador junto a Companhia Mogyana. A fazenda chegou a ser uma das maiores produtoras de café de Campinas. Segundo registros nesta estação o volume de embarque do café era correpondente ao total da demais estações da Mogyano no trecho campineiro. A Companhia Mogyana de Estradas de Ferro mantinha uma colônia de ferroviários que trabalhavam na manutenção do trecho e na construção da ponte sobre o Rio Atibaia. Nas imediações do pátio ferroviário foi construída na fazendo a primeira escola de Siricultura do país, com visitas na aplicação da tecnologia no tratamento do algodão, produto também produzindo pela fazenda. A estação original foi demolida na década de 20 no processo de retificação do traçado da linha férrea, no lugar foi construído o novo prédio seguindo um padrão adotado pela ferrovia. Um aterro, que pode ser visto na saída da atual estação sentido Carlos Gomes, junto com a cabeceira de um pontilhão é parte remanescente do trecho antigo. A Estação foi inaugurada em 12/10/1926, no mesmo dia que as outras Pedro Américo e Tanquinho.

Estação Carlos Gomes
   A Estação é a ultima localizada em Campinas, para quem deixasse o munícipio ou a primeira para quem chegasse. O nome foi uma homenagem da "Companhia Mogyana" ao maestro/ compositor campineiro de música clássica Carlos Gomes. Seu pátio era equipado com 4 linhas, sendo estas para embarque do café, em uma plataforma de embarque para pedras e gado. No período anterior a retificação esta parada situava-se junto a fazenda Santa Rita do Mato Dentro, onde originou-se o povoado hoje conhecido como bairro do Carlos Gomes Velho. Com a retificação e o deslocamento da linha, repetiu-se o assentamento de famílias junto a estação, formando-se o bairro de Carlos Gomes Novo. Nesta Estação situam-se as oficinas de restauro da "Maria-Fumaça" de Campinas. Data da inauguração da estação nova foi em 18/11/1929.






Abraços,
Denis Rodrigues
 
Valeu Roberto! 

11 comentários:

  1. Olá Denis e Martelli tudo bem é o (gustavo paulinia)Meu hoje o pedal foi muito show, dia lindo galera bacana boa de pedal e fazer esse tur pelas estações da maria fumasa fui cultura ao vivo, Denis voce mandou bem nas fotos e nos comentarios das estaçoes VALEU DOMINGUEIRAS É SEMPRE UM ENORME PRAZER PEDALAR COM VOCES ABRAÇOS DENIS E MARTELLI E ATÉ O PROXIMO PEDAL.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gustavo !
      Realmente um belo pedal !
      Mas o que seria do pedal se não houvesse participantes ? Por isso , ficamos muitos felizes com sua presença e esperamos vc em outros pedais.
      Um abraço
      Almir Martelli

      Excluir
    2. Olá Gustavo, tudo bem!

      Legal que gostou do pedal de domingo e concordo com você. Foi mesmo uma trilha muito bacana. Sem falar no pessoal sempre animado e com muito pique para pedalar né! Aproveito e faço minhas as palavras do Martelli. O que realmente importa é a presença e a amizade da galera!

      Abraços e nos vemos nos próximos ok!
      Denis Rodrigues

      Excluir
  2. Denis !
    Cara , ficou muito boa a matéria sobre as estações , parabéns !
    Viajamos um pouco nesta história de Campinas.
    Quando reslizarmos novamente este passeio , iremos relatar esta matéria em cada parada que fizermos nas estações.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Faaaaaala Martelli!

      Acredita que pensei na mesma coisa? Então no próximo pedal pelas estações já teremos lição de casa hein! rsrsrs. Legal que gostou do post, vamos tentar pensar em outros para as novas trilhas que fizermos ok.

      Abs,
      Denis

      Excluir
  3. legal martelli , realmente sem participantes o peadal não teria graça , mais se não fosse voceis (domingueiras) meus domingos não serião tão divertidos e emocionantes abraço e até quarta no ecos bikers.

    ResponderExcluir
  4. denis e o gustavo como que eu faço para ser um membro, descupa mais eu não sei.abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala brother!

      A resposta é bem simples! rsrsrs. Basta comparecer nos pedais com sua bike revisada e com muita disposição para pedalar! Não temos um cadastro oficial dos membros, mas todos os ciclistas são sempre muito bem vindos ao pedal ok! (-;

      Qualquer dúvida escreve ai que falamos. Nos vemos nos pedais!

      Abraços,
      Denis

      Excluir
  5. Denis é o gustavo!
    Eu digo ser membro no site, porque eu vejo uma janela ao lado esquerdo escrito, membros n:98 com pessoas relaconadas, por isso eu gostaria de ser um tambem.
    Como eu faço?
    abraço.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Fala Gustavo!

      Agora entendi. Basta você clicar naquele botão que aparece acima do "Membros 98" chamado "Participar deste site". Na sequência vai aparecer uma janela perguntado a respeito de que conta deseja utilizar para participar (Twitter, Yahoo, Google). Após escolher você vai ter que informar seu usuário e senha. Acho que tem um esquema de participar publicamente (escolha isso!) ou de forma privada... Tenta ai e depois nos fale ok.

      Abraços,
      Denis

      Excluir
  6. denis e eu de novo , meu deu serto obrigadoooooooooooooooooooooooooooooooooooo! valeu e até o proximo pedal

    ResponderExcluir