Carros e buracos ocupam ciclofaixas
Espaços para bicicletas são desrespeitados por motoristas; ciclistas criticam falta de estrutura
Delma MedeirosDA AGÊNCIA ANHANGUERA
delma@rac.com.br
Ao mesmo tempo que a Prefeitura de Campinas anuncia a criação de uma ciclofaixa de lazer de 11 quilômetros de extensão, ligando o Largo do Pará à Lagoa do Taquaral, o desrespeito e falta de manutenção no sistema cicloviário já existente penalizam o ciclista. Geralmente, ele precisa circular pela rua, devido à falta de respeito dos motoristas que estacionam seus carros nas faixas destinadas ao trânsito de bicicletas.
A situação mais gritante é em Barão Geraldo. Nas imediações da Praça do Coco, a ciclofaixa comumente fica ocupada por veículos, especialmente aos sábados e finais de tarde. Os motoristas alegam desconhecimento, já que não há sinalização vertical e a pintura vermelha da faixa está apagada em vários trechos. Outras ruas próximas também têm as ciclofaixas ocupadas por veículos, como a Agostinho Pattaro, que concentra vários comércios.
“Não sabia que era proibido. Está sempre lotado de carros”, disse Alexssandro Barros Silva. “Este trecho especificamente (na Rua Jerônimo Pattaro, logo depois da Moradia) está em péssimo estado”, disse a estudante Luciene dos Santos, em outro ponto.
No Parque Linear Ribeirão das Pedras, ao lado do Parque D. Pedro Shopping, uma ciclovia de 3 quilômetros está intransitável, coberta pelo mato e esburacada. O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) informou que a área passa por manutenção mensal, mas está prejudicada pelo período de chuvas e receberá um mutirão de reparos.
“Nossa luta é pela implantação de ciclovias. Os motoristas não respeitam as ciclofaixas”, afirmou o líder do grupo Ecos Bikers, Vagner dos Santos. Na reunião do Conselho Municipal de Trânsito, realizada quarta-feira, os conselheiros membros de grupos de ciclismo pediram ciclovias também na periferia.
O secretário de Transportes Gerson Bittencourt disse que o desrespeito às ciclofaixas e ciclovias é igual ao das vagas preferenciais de idosos e deficientes. “É uma infração, e qualquer pessoa habilitada sabe que nas faixas sinalizadas como ciclofaixas é proibido estacionar.” Segundo ele, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) tem histórico de autuações por estacionamento irregular até mesmo na ciclofaixa do Taquaral.
Segundo ele, a ciclofaixa de lazer de 11 quilômetros, que funcionará nos domingos e feriados, ligando o Largo do Pará à Lagoa do Taquaral, terá sinalização de solo e vertical, e será segregada com cones. A ciclofaixa começa a funcionar no terceiro domingo de janeiro. Para 2011 também está prevista a implantação de uma ciclofaixa de lazer na região do Ouro Verde, no primeiro semestre. Outro projeto é a criação de um sistema cicloviário piloto em Barão Geraldo, ligando a Unicamp à Moradia Estudantil e região central, no segundo semestre de 2011.
O secretário disse ainda que nos locais que estão recebendo obras de infraestrutura como as estações de transferências, a Emdec está construindo bicicletários.
A situação mais gritante é em Barão Geraldo. Nas imediações da Praça do Coco, a ciclofaixa comumente fica ocupada por veículos, especialmente aos sábados e finais de tarde. Os motoristas alegam desconhecimento, já que não há sinalização vertical e a pintura vermelha da faixa está apagada em vários trechos. Outras ruas próximas também têm as ciclofaixas ocupadas por veículos, como a Agostinho Pattaro, que concentra vários comércios.
“Não sabia que era proibido. Está sempre lotado de carros”, disse Alexssandro Barros Silva. “Este trecho especificamente (na Rua Jerônimo Pattaro, logo depois da Moradia) está em péssimo estado”, disse a estudante Luciene dos Santos, em outro ponto.
No Parque Linear Ribeirão das Pedras, ao lado do Parque D. Pedro Shopping, uma ciclovia de 3 quilômetros está intransitável, coberta pelo mato e esburacada. O Departamento de Parques e Jardins (DPJ) informou que a área passa por manutenção mensal, mas está prejudicada pelo período de chuvas e receberá um mutirão de reparos.
“Nossa luta é pela implantação de ciclovias. Os motoristas não respeitam as ciclofaixas”, afirmou o líder do grupo Ecos Bikers, Vagner dos Santos. Na reunião do Conselho Municipal de Trânsito, realizada quarta-feira, os conselheiros membros de grupos de ciclismo pediram ciclovias também na periferia.
O secretário de Transportes Gerson Bittencourt disse que o desrespeito às ciclofaixas e ciclovias é igual ao das vagas preferenciais de idosos e deficientes. “É uma infração, e qualquer pessoa habilitada sabe que nas faixas sinalizadas como ciclofaixas é proibido estacionar.” Segundo ele, a Empresa Municipal de Desenvolvimento de Campinas (Emdec) tem histórico de autuações por estacionamento irregular até mesmo na ciclofaixa do Taquaral.
Segundo ele, a ciclofaixa de lazer de 11 quilômetros, que funcionará nos domingos e feriados, ligando o Largo do Pará à Lagoa do Taquaral, terá sinalização de solo e vertical, e será segregada com cones. A ciclofaixa começa a funcionar no terceiro domingo de janeiro. Para 2011 também está prevista a implantação de uma ciclofaixa de lazer na região do Ouro Verde, no primeiro semestre. Outro projeto é a criação de um sistema cicloviário piloto em Barão Geraldo, ligando a Unicamp à Moradia Estudantil e região central, no segundo semestre de 2011.
O secretário disse ainda que nos locais que estão recebendo obras de infraestrutura como as estações de transferências, a Emdec está construindo bicicletários.
Para mais informações sobre o tema consulte o site do Correio Popular!
Nenhum comentário:
Postar um comentário