domingo, 12 de setembro de 2010

Um exemplo para muitos de nós!!!

Tenho grande consideração, respeito e carinho por todos os participantes do Domingueiras Bike. O pessoal é muito bacana, divertido e companheiro, enfim, uma galera muito legal!!! Em meio aos participantes existe para mim uma pessoa muito especial, um exemplo para todos nós e, principalmente, para muitos amigos nossos que reclamam com a "barriga cheia”, como dizia minha avó. Refiro-me àqueles que quando convidamos a pedalar dizem "Eu não aguento!" ou "Pô, eu não consigo!" ou ainda “O que? Pedalar 50 km no meio no mato, nem a pau!" e aí vem as mais diversas desculpas... A pessoa a que me refiro é o Hernani, nosso colega de Hortolândia, que nos acompanha nas pedaladas de domingo! Abaixo segue o relato que ele próprio escreveu nos contando um pouco sobre como se acidentou e sobre como surgiu a ideia de construir uma prótese mais robusta para as trilhas! Esperamos que suas palavras sirvam de incentivo àqueles que não praticam nenhum tipo de atividade física!

Almir Martelli

Hernani na trilha da Bocaina em Joaquim Egídeo

Aos 27 anos de idade tive a mão direita amputada devido a um acidente de trabalho. Logo após isso, comecei a utilizar uma prótese mioelétrica que me possibilitou voltar ao trabalho e executar diversas tarefas do dia-a-dia, enfim ter uma vida bem próxima do normal.

A princípio achei que não conseguiria mais fazer algumas coisas que sempre gostei, como por exemplo, andar de bike. Com a prótese mioelétrica conseguia apenas dar uma voltinha no bairro e tinha que evitar trancos para não danificar partes eletrônicas e mecânicas, foi devido a isso que tive a idéia de aproveitar um encaixe antigo e fazer uma mão de ferro e borracha, ótima para encarar a "buraqueira" das trilhas.

Acho que foi uma das melhores ideias que já tive até hoje, pois ela já me permitiu pedalar mais ou menos uns 3.000 km em menos de um ano em diversos tipos de terrenos, mas principalmente em trilhas, que é o que eu mais gosto.

No futuro tenho a intenção de aperfeiçoar e quem sabe chegar a uma prótese mais leve e com sistema de amortecimento para proporcionar um pouco mais de conforto no pedal.

Hernani Alves

4 comentários:

  1. Grande Hernani!

    Primeiramente ótimo exemplo! Quem dos dera o pessoal que anda sedentário por ai tivesse metade do seu pique! Agora, para enfrentar a Bocaina (lembra de hoje) tem que ter uma prótese mais robusta mesmo... Imagina só meter a cara em uma trilha daquelas sem estar preparado?! É tombo na certa... Achei legal também o seu sistema de freio que é concentrado na esquerda. Tem lugares que um só não seguraria a bike com certeza.

    Abraços e até as próximas pedaladas!!!

    ResponderExcluir
  2. Hernani,

    Você está de parabéns. Não só pela força de vontade em continuar praticando atividade física, mas também pela criatividade utilizada na viabilização de um equipamento que aguenta trancos e barrancos.

    Tenha uma ótima semana. Até domingo.

    Gustavo

    ResponderExcluir
  3. Esses exemplos são provas maravilhosas da força presente em CADA ser humano. A dificuldade está em cada um encontrar o caminho para trazê-la à tona. Parabéns ao Hernani (que acho q ainda não conheço pois sou novo no grupo) e à todos os integrantes da pedalada!

    Abraços e mais uma vez parabéns pelo grande exemplo!

    ResponderExcluir
  4. Hernani,

    Não poderia deixar de deixar aqui meus parabéns, pela sua força e perseverança para superar as dificuldades e correr atrás do que você realmente gosta.

    Grande Abraço.

    ResponderExcluir